Transportadora x Correios: quais as distinções?
Abaixo, veja quais as particularidades de cada tipo de frete, e saiba escolher a que melhor vai atender os seus objetivos.
1. Custo do frete
O valor do frete é um fator que pode influenciar o fecho de qualquer negócio, não é mesmo? Quando trata-se do envio de mercadorias leves ou de baixa vulnerabilidade por exemplo, muitos empresários acabam optando em contratar os Correios por acreditarem que o serviço de transporte é mais acessível ao bolso — isso porque o valor é calculado sobre o peso do pacote. Porém, seja no transporte de cargas fracionadas ou enviando maior volume de pedidos, uma transportadora pode ser a melhor alternativa para os que esperam otimizar ainda mais as suas entregas. Como os motoristas transportam por cidades e capitais com maior frequência, a probabilidade dos clientes receberem os produtos em menor tempo, é mais garantida.
2. Prazo nas entregas
Junto aos custos do frete temos também outro fator importante que influencia em uma decisão de compra: o prazo no envio e recebimento dos produtos. Nesse caso, quanto mais longo for o período de entrega, mais barato costuma ser o serviço — isso porque deve haver um equilíbrio entre o custo de transporte e as expectativas do cliente. Como existem consumidores que não se importam em esperar pelos produtos (contanto que paguem menos), muitas empresas utilizam dessa estratégia para atrair e também atender o público alvo. Embora a entrega por Correios seja econômica ela oferece prazos de entrega maior aos outros meios. Já no envio por transportadora, o serviço ocorre de forma inversa, sendo mais eficiente, direto e mais personalizado para cada cliente.
3. Quantidade de pedidos
Caso o volume de produtos para uma mesma localização seja elevado, o serviço da transportadora pode ser a alternativa mais aconselhada para aqueles que esperam economizar. Ao ocupar a capacidade inteira do caminhão, as empresas conseguem diminuir os custos com o transporte, utilizando também do fator “tempo” para atender mais pedidos e aumentar a lucratividade. Quando o envio é realizado pelos Correios, o valor investido do frete pode acabar se tornar alto. Isso porque cada pacote vai gerar uma taxa específica, encarecendo ainda mais os serviços. Nesse caso, não existe a possibilidade de haver descontos nas mercadorias enviadas. Está gastando muito para transportar pouco? Veja como é possível economizar no transporte de encomendas e o que deve ser levado em consideração na hora de contratar uma transportadora.
4. Influência da distância
Os Correios costumam ser a primeira alternativa por conta de toda sua abrangência nacional. Como muitas regiões recebem correspondência, as empresas também acreditam que os produtos podem ser enviados à diferentes localidades. Porém, quando tratam-se de cidades distantes ou até mesmo com índices altos de risco, alguns clientes podem ser ignorados, não usufruindo dos serviços da empresa. Isso é algo que pode limitar os empresários na expansão de seus negócios, gerando incômodos desnecessários para os clientes que buscam esses serviços. Contar com uma transportadora eficiente, capaz de atender à todos os compradores, pode ser um diferencial competitivo e extremamente importante para fortalecer laços. Caso a sua empresa seja pequena ou esteja localizada em uma região com pouco acesso, optar por uma transportadora (com veículos de pequeno porte) pode ser a alternativa para garantir agilidade e eficiência nas entregas.
5. Disponibilidade dos serviços
Embora o envio de mercadorias por Correios também seja eficiente, nem sempre é possível usufruir dos seus serviços (como quando estão em greve, por exemplo). O problema é que os consumidores querem ver as suas compras chegando no período estipulado, sem aprovação para inconvenientes e atrasos. Já em uma transportadora, esse tipo de risco não ocorre. Ao contratar os serviços de uma empresa de transportes, ela assume total e completa responsabilidade em cumprir as entregas, no prazo definido. Caso isso não ocorra é ela quem irá responder pelos atrasos ou qualquer dano que prejudique os produtos.
6. Características e segurança da carga
Quando falamos em segurança é importante lembrar que cuidados com a carga precisam ser tomados. Se os Correios são uma alternativa segura para produtos resistentes, no envio de cargas maiores e frágeis é recomendado o orçamento direto com uma transportadora. Você pode também solicitar a atenção redobrada com as mercadorias e verificar a cláusula do contrato que já deixa pré-estabelecido uma restituição, caso acidentes ocorram (isso para as transportadoras). Por Correios, os empresários contam com o seguro de 1% sobre o valor declarado da mercadoria, sendo essa uma taxa exigida pela prestadora para cobrir extravios, possíveis roubos ou qualquer outro dano aos produtos.